Cpf Segunda Via 2018- Emissão, Onde Tirar, Taxas

Aprenda como realizar facilmente o trâmite para tirar a 2ª via do CPF
consulta-segunda-via-cpf
Se por algum motivo, você perdeu sua carteira ou foi roubado e precisa solicitar a 2ª via do seu CPF, a boa notícia é que, com a ajuda da tecnologia, já passou o tempo em que realizar esse trâmite era algo complicado e demorado. E aqui você se informa sobre como proceder em caso de perda de documentos pessoais de forma rápida e prática.
Mais que nada, é importante que você entenda o que é o CPF e onde se apresentar para pedir a 2ª via desse documento ou solicitá-lo por primeira vez. CPF é a sigla para Cadastro de Pessoa Física, um documento emitido pela Receita Federal do Brasil que deve ser solicitado por todo cidadão brasileiro e também por estrangeiros residentes em nosso país. Para que serve? Sua função é cadastrar o cidadão como contribuinte no sistema da Receita Federal.
Se você nunca tirou seu CPF ou não realizou uma 2ª via nos últimos 2 ou 3 anos, ainda deve ter a imagem daquele cartão azul que era entregue em um dos postos de atendimento autorizados pela Receita Federal. Bem, isso ficou no passado… Lembre-se que a tendência, hoje em dia, é diminuir o uso de papel e plástico e optar por trâmites digitais, uma opção sustentável que otimiza o tempo dos servidores federais e dos contribuintes.
Atualmente, hoje pode solicitar e imprimir a 2ª via do CPF pela internet! Sim, sem precisar sair da sua casa e fazer fila… Na verdade, a impressão física do CPF, o papel, é simbólica, pois é sempre recomendável levar uma cópia na carteira. Porém, o que conta realmente é o número do CPF, esse é o seu cadastro como contribuinte na Receita Federal. Portanto, quando você pede uma 2ª via, o seu número de CPF não muda. A seguir, você confere os passos a seguir para solicitar a 2ª via do seu CPF.

Emitir Segunda Via CPF 2018

imprimir-segunda-via-cpf
Para realizar consultas e imprimir a 2ª via do CPF, o processo é simples e varia se você apresentou ou não a declaração de Imposto de Renda nos últimos 2 anos.
Acesse o site principal da receita no endereço abaixo:
http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf/servicos/comprovante-de-inscricao-no-cpf
Caso você não tenha declarado, siga as seguintes instruções:
– Acesse o link: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp
– Informe os dados pedidos pelo sistema: Número do seu CPF; Seu nome completo; Nome da mãe; Data de nascimento; Número do título de eleitor (brasileiros menores de 18 anos e estrangeiros residentes no Brasil devem deixar esse campo em branco);
– Clique em “Enviar” e, depois, em “Preparar Impressão” e “Imprimir”. Pronto!
Caso você tenha declarado o Imposto de Renda nos últimos dois anos, siga esses passos:
Acesse o link https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx;
– Clique em “saiba como gerar o código de acesso
– Na próxima tela, clique em “Gerar código de acesso para pessoa física
– Informe seu CPF e Data de Nascimento e clique em “Avançar”;
segunda-via-cpf
– Na próxima tela, informe o número do recibo da Declaração Anual de Imposto de Renda (IRPF) dos 2 últimos anos (sem o dígito verificador) e crie uma senha (não esqueça de anotá-la). Clique em “Gerar Código“.
– O sistema exibirá o seu Código de Acesso. Anote! Clique em “Acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC)“.
– Informe o código de acesso, a senha, o número do seu CPF e clicar em “Avançar”;
– Clique em “Cadastros” e, depois, em “Comprovante de Inscrição no CPF”:
– Preparar a página para impressão e clicar em “Imprimir”.
Pronto! Isso é tudo… Fácil, não? Para saber maiores informações sobre o CPF e os serviços prestados pela Receita Federal, basta acessar o site www.receita.gov.br .

Este está em alta, confira!