Ipva 2018- Consulta, Emissão, Imprimir

Aprenda como realizar facilmente o trâmite para solicitar a 2ª via do IPVA 2018
2-via-ipva-2018
Se por algum motivo, você não possui o original e precisa solicitar a 2ª via do IPVA 2018, a boa notícia é que, com a ajuda da tecnologia, já passou o tempo em que realizar esse trâmite era algo complicado e demorado. E aqui você se informa sobre como proceder para solicitar de forma simples a 2ª via do IPVA.
Antes de mais nada, é importante que você entenda o que é o IPVA por que se deve cumprir devidamente com seu pagamento. IPTU é a sigla para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, cuja responsabilidade de outorgar e cobrar corresponde aos Estados e ao Distrito Federal (não sendo obrigação do Governo Federal). Trata-se de um imposto estadual com o objetivo de arrecadar dinheiro sobre os automóveis, independe do tipo do veículo.
O valor arrecado é dividido em partes iguais entre o estado onde se cobra o importo e o estado em que o veículo foi registrado. E a alíquota do IPVA varia de acordo com cada Estado, e também de acordo com o modelo e o ano do veículo. Atualmente, o estado de São Paulo possui a alíquota de IPVA mais alta de todo território brasileiro.

Informações de quem está isento do IPVA 2018

É responsabilidade do proprietário do veículo com o pagamento do IPVA, já que se trata um dever cívico frente ao estado. Em caso venda do automóvel, é importante realizar a transferência de titularidade para não seguir acumulando dívidas de um bem vendido.
Estão isentos de pagar o IPVA os seguintes veículos:
– Veículos de entidades filantrópicas, devidamente registrados;
– Veículos adaptados a portadores de deficiência física;
– Veículos oficiais: federais, estaduais e municipais;
– Veículos com mais de 15 anos de fabricação;
– Veículos de aluguel (táxis de propriedade de profissionais autônomos), reboques e similares.
pagamento-ipva

Consulta Valor IPVA Rio de Janeiro e São Paulo 2018

Como o IPVA varia de acordo com o estado, simulamos a consulta sobre o valor, as condições de pagamento e os prazos do Estado do Rio de Janeiro e São Paulo:
– Acessar o site do DETRAN RJ: http://www.fazenda.rj.gov.br/sefaz/faces/menu_structure/servicos/navigationContribuinte/coluna2/menu_servico_ipva/IPVA-MaisOpcoes?_afrLoop=3253152794677952&datasource=UCMServer%23dDocName%3A99607&_adf.ctrl-state=70jb3br19_9
– Acessar o site do DETRAN SP: https://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/IPVANET_Consulta/Consulta.aspx
– Informar o número da placa no campo indicado do formulário;
– Inserir os caracteres informados na imagem;
– Clicar na opção “Consultar”.

Emitir segunda via IPVA pelos bancos 2018

Atualmente, é possível solicitar e imprimir a 2ª via do IPVA inteiramente pela internet! Através dos sites  banco Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Caixa seguindo os seguintes passos:
emitir-segunda-via-ipva
BRADESCO
– Acessar o site do banco Bradesco: https://banco.bradesco/html/classic/produtos-servicos/mais-produtos-servicos/pagamentos.shtm ;
ITAU
Acessar o site do banco Itaú :https://www.itau.com.br/servicos/comprovantes/detran-rj/grd-ipva/
BANCO DO BRASIL
-Acessar o site do Banco do Brasil: http://www.bb.com.br/portalbb/page3,18886,18973,21,0,1,1.bb?codigoNoticia=20858&codigoMenu=12072
CAIXA
Acessar o site da Caixa: http://www.caixa.gov.br/atendimento/2-via-boleto/Paginas/default.aspx
– Clicar em “Débitos de Veículos (IPVA, DPVAT, Licenciamento, Multas e Taxas)”;
– Ir à opção “Pague agora”;
– Inserir o número da agência bancária e o número da Conta;
– Inserir a conta e senha para que o pagamento seja feito ou para imprimir o boleto.

O pagamento do IPVA 2018 também pode ser feito pelos seguintes meios: IPVA em outros locais como: Agências dos Correios; Banco do Brasil; Bradesco; Caixa; Casas lotéricas conveniadas à CEF; Correspondente Caixa Aqui; Itaú; Santander.
Quem preferir parcelar o valor do IPVA  pode solicitar até 3 quotas e o usuário deve estar atento para o vencimento de cada parcela para não pagar juros desnecessários. Já quem pode pagar o valor integral costuma ser beneficiado com um desconto de 5 a 7% no imposto.
Pronto! Isso é tudo… Fácil, não? Para saber maiores informações sobre o IPVA de seu veículo, lembre-se de consultar os valores atualizados nos sites oficiais do Detran de Sua Cidade.

Este está em alta, confira!