Segunda Via Carteira do Idoso 2018 – Emissão, Cadastro, Consulta

Direito do Idoso Viajar de graça ou ganhar até 50% de desconto em passagens de ônibus.
 segunda-via-carteira-do-idoso 

Sobre a Carteira do Idoso

A carteira do idoso é o benefício que possibilita que o mesmo circule gratuitamente de ônibus ou garante 50% de desconto em passagens de ônibus para viagens interestaduais. Para obter esse benefício, o cidadão deve ter:

  • Idade igual ou superior a 60 anos e
  • Ter renda menor ou igual a 2 salários mínimos, de acordo com o Cadastro Único

Com a carteira do idoso em mãos, o mesmo poderá circular gratuitamente de ônibus, ou se dirigir ao guinchê de vendas de passagem e reservar a sua para obter 50% de desconto em viagens de modo que ele deve aparecer no embarque com 6 horas de antecedência para viagens de até 500 km, e 12 horas de antecedência para viagens acima de 500 km.

Segunda Via Carteira do Idoso 2018

emissao-segunda-via-carteira-do-idoso

Para o cadastro e a confecção da carteira do idoso, é necessário ter em mãos os documentos de comprovação de renda. São eles:

  • Carteira de Trabalho
  • Contracheque
  • Carnês do INSS
  • Extrato de pagamento ou declaração do INSS e afins
  • Documento ou carteira emitidos pelas secretarias estaduais e afins

Com esses documentos em mãos, dirija-se ao CRAS da sua região e eles vão te inscrever no Cadastro Único. Depois disso, você terá o Número de Identificação Social. É com ele que você poderá solicitar a segunda via da carteira do idoso.

Validade Carteira do Idoso 2018

A carteira do idoso vale por dois anos contando no dia em que a mesma foi emitida. Caso você tenha perdido sua carteira, ou aconteceu algum acidente com a mesma, é possível tirar a 2ª via a qualquer momento. Basta imprimir novamente. Ela está disponível no sistema SUASWEB, de modo que na primeira vez que ela é registrada, ela poderá ser acessada sempre, pois ela fica gravada no sistema.
cadastro-carteira-do-idoso-segunda-via

Consultar situação cadastral da Carteira do Idoso 2018

Caso você queira consultar sua situação cadastral, você pode ter acesso tanto na base local do Cadastro Único, quanto no SUASWEB. Para emitir a carteira, basta seguir o passo a passo contido no sistema, que ele te orientará para que você conclua o procedimento.
Para acessar o SUASWEB, é necessário que você faça um cadastro no site www.mds.gov.br/suas, depois disso é só preencher os dados pessoais e gerar o documento. O idoso deve ser ativo no Cadastro Único para que a carteira seja gerada. Enquanto a carteira não fica pronta, o idoso recebe uma declaração provisória, e o mesmo já poderá viajar sem preocupação.  A carteira do idoso é constituída de uma foto do idoso, informações de identificações e o NIS. Essa carteira do idoso é válida em território nacional e pode ser impressa a qualquer momento através do sistema SUASWEB, Sistema Único de Assistência Social em www.mds.gov.br/suas. Nesse site é possível encontrar muitas informações até mesmo para outros assuntos e ter acessos a outros benefícios como BPC, Benefícios Eventuais, BPC na Escola, informações, notícias, normas e documentos. Visite o site e fique por dentro de todas as vantagens que o governo tem para você.

Este está em alta, confira!