Veterinário Concurso 2018 – Inscrições, Edital, Vagas

Atenção concurseiros de plantão, o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, autorizou a realização de concurso público que vai oferecer nada menos que 300 cargos de Auditor Fiscal Federal Agropecuário – Médico Veterinário, do quadro de pessoal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
concurso-veterinario
Então, depois de muita expectativa, finalmente, o Concurso Veterinário 2018 para o MAPA foi anunciado e tem um prazo de até seis meses para publicar seu edital, e o que se espera é que seja lançado até janeiro de 2018.

Sobre – Concurso Veterinário 2018

O MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) é um ministério do Poder Executivo do Brasil que visa formular e implementar as políticas para o desenvolvimento do agronegócio.
mapa-concurso-veterinario
O MAPA exerce suas atividades nos estados brasileiros através das Superintendências Federais de Agricultura (SFAs).
A origem do ministério está lá atrás, na criação, pelo imperador Dom Pedro II, em 1860, da “Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas”.
Porém, essa Secretaria,  após a Proclamação da República, em 1892, foi transformada em “Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas”, assim, ficando os assuntos de agricultura responsabilidade da segunda seção da terceira diretoria do ministério.
Somente, em 1909, foi recriada a pasta da agricultura, em um ministério que incorporou as atividades ligadas à indústria e ao comércio, sendo designado de “Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio” e em 1930, passou por mais uma alteração, com a criação do “Ministério da Agricultura”.
Em 1992, é novamente alterada a denominação para “Ministério da Agricultura, Abastecimento e Reforma Agrária”, e, em 1996, sofreu nova alteração para “Ministério da Agricultura e do Abastecimento”.
Finalmente, em 2001, recebe a denominação atual: “Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”.

Edital – Concurso Veterinário 2018

Vale saber que, a Escola de Administração Fazendária – ESAF será a organizadora do Concurso Veterinário 2018 para o MAPA, que contará com provas objetivas e análise de títulos.
As 300 vagas serão distribuídas por várias cidades do país, como: Brasília (cinco vagas), Ubiratã, no Paraná (cinco), Francisco Beltrão, também no Paraná (cinco), e Seara, em Santa Catarina (cinco).
Para maiores informações sobre a distribuição das vagas pelos municípios, acesse o anexo I do edital.
Os selecionados terão contratos de um ano, podendo ser prorrogados por mais um.

Vagas – Concurso Veterinário 2018

vagas-concurso-veterinaria
O cargo de Auditor Fiscal Agropecuário – Médico Veterinário, pode oferecer inicialmente uma remuneração superior à R$ 14,5 mil mensais com jornada semanal completa, de 40 horas semanais, sem contar os benefícios inerentes aos quadros dos órgãos federais.

Provas – Concurso Veterinário 2018

As provas terão 40 questões de Conhecimentos Específicos, sendo aprovado quem acertar 20.
Quanto ao programa das provas para o Concurso Veterinário 2018, são eles: Anatomia, fisiologia patologia e clínica médico-veterinária dos animais domésticos de interesse comercial e de produção de alimentos. Doenças transmitidas por alimentos de origem animal. Legislação Federal – Inspeção de produtos de origem animal: Lei nº 1283, de 18 de dezembro de 1950, Lei nº 7.889, de 23 de novembro de 1989, Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, alterado pelo Decreto nº 9.069, de 31 de maio de 2017; Portaria MAPA nº 711, de 01 de novembro de 1995; Portaria MAPA nº 210, de 10 de novembro de 1998. Programas de defesa sanitária animal para ruminantes, suínos e aves. Lei Federal nº 8.027, de 12 de abril de 1990 – Código de Ética dos Servidores Públicos. Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Organização da Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Comissão do Codex Alimentarius (FAO/OMS). Acordos Sanitários e Fitossanitários (Acordos SPS) na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Inscrições – Concurso Veterinário 2018

Os interessados poderão efetuar o cadastro pelo site  http://www.agricultura.gov.br/.
inscricoes-veterinaria
A taxa de inscrição para o Concurso Veterinário 2018 é de R$ 100, porém, se você é de família de baixa renda, inscrito no CadÚnico do governo federal, poderá solicitar a isenção do valor. Esse pedido poderá ser feito durante a inscrição.
No Concurso Veterinário 2018  também há reserva de cotas vagas para negros (20%).

Este está em alta, confira!