Calendário Fies 2018 – Cursos, Inscrições, Cronograma

Quem já está de olho no Calendário Fies 2018 deve saber que falta pouco para a corrida por uma chance, sem dúvida, o FIES hoje representa uma grande ajuda ao jovem que pretende cursar uma faculdade privada, porém, não possui uma situação financeira que permita isso, nesse sentido, o maior programa de financiamento estudantil do Brasil é de uma enorme ajuda.
fies-calendario
Vale já ter mente que o Governo Federal anunciou que em 2018 mais de 300 mil vagas serão oferecidas em todo o país, embora algumas regiões terão prioridade na nova distribuição.

Inscrições – FIES 2018

Quanto ao calendário, com todas as datas exatas do FIES 2018, este ainda não foi oficialmente divulgado, porém, as inscrições para a primeira edição do FIES 2018 devem ser abertas na primeira quinzena de fevereiro, ou seja, assim que sair o resultado do ProUni, que concede bolsas de estudos em faculdades particulares.
Vale saber que as inscrições, como sempre acontece, ficarão disponíveis no site oficial do FIES Seleção por apenas quatro dias, por isso, é bom não perder a data de vista, caso contrário, terá que esperar até a edição do semestre seguinte. É importante ficar ciente de que não há prorrogação.
informacoes-calendario-fies

FIES Resultados 2018

Baseado nos anos anteriores, o que se deduz é que o resultado da  primeira edição do FIES 2018 deve sair logo na segunda-feira seguinte ao encerramento das inscrições.
Para ver a lista dos aprovados, os candidatos terão que acessar o site oficial do FIES ou consultar diretamente a instituição para a qual tentaram financiamento.
Vale saber que ser aprovado no processo seletivo é só um primeiro passo para conseguir o financiamento do FIES, assim, se o seu nome estiver na lista, o candidato pré-aprovado ainda terá mais alguns passos a realizar .
Ao sair o resultado, o aprovado terá que se cadastrar, de uma forma bem mais detalhada, em um sistema chamado SisFIES. Feito isso, o candidato terá um prazo para providenciar a documentação necessária e levar tudo, presencialmente, à faculdade onde obteve financiamento.
Pronto, finalizada essa segunda etapa da inscrição, o candidato terá poucos dias para correr até uma agência bancária conveniada ao FIES e efetivar o financiamento, para isso, terá que assinar um contrato.
Enfim, é um processo muito minucioso para comprovação de todas as informações.

 Lista de espera – FIES 2018

Quanto aos candidatos que ficarem na lista de espera, os mesmo só terão conhecimento disso na segunda quinzena de fevereiro, ou seja, alguns dias depois do encerramento do processo seletivo regular.
Vale saber que os candidatos vão sendo convocados aos poucos, de acordo com os da primeira chamada que não conseguirem preencher os requisitos das vagas.
Por isso, a dica é ficar bem atento ao site do FIES 2018, para saber quando for convocado, nesse caso, tendo um prazo para efetuar a segunda etapa de inscrição (SisFIES) e outro para validar documentos e efetivar o financiamento no banco.
Provavelmente, por causa dessas etapas todas, o FIES só deve terminar de convocar os candidatos da lista em março de 2018.

Cronograma – FIES Calendário 2018

calendario-inscricao-fies

  • 18/09 a 21/09

Período de inscrição para os candidatos ingressantes não graduados, que não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e que tenham se inscrito no processo seletivo regular do Fies 2º/2017, tendo sido reprovados em cursos suspensos por não formação de turma no período inicial, bem como aqueles inscritos nos referidos cursos e não pré–selecionados.

  • 19/09 a 21/09

Período de inscrição para os candidatos ingressantes não graduados, que tenham quitado financiamento estudantil anterior e que tenham se inscrito no processo seletivo regular do Fies 2º/2017, tendo sido reprovados em cursos suspensos por não formação de turma no período inicial, bem como aqueles inscritos nos referidos cursos e não pré–selecionados.
20/09 a 21/09
Período de inscrição para os candidatos ingressantes graduados, que não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e que tenham se inscrito no processo seletivo regular do Fies 2º/2017, tendo sido reprovados em cursos suspensos por não formação de turma no período inicial, bem como aqueles inscritos nos referidos cursos e não pré–selecionados.
21/09
Período de inscrição para os candidatos ingressantes graduados, que tenham quitado financiamento estudantil anterior e que tenham se inscrito no processo seletivo regular do Fies 2º/2017, tendo sido reprovados em cursos suspensos por não formação de turma no período inicial, bem como aqueles inscritos nos referidos cursos e não pré–selecionados.
22/09 a 25/09
Período de inscrição para os candidatos não graduados, que não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e que se inscrevam para vaga remanescente em curso de instituição de IES em que não está matriculado.
22/09 a 28/12
Período de inscrição para os candidatos não graduados, que não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e que se inscrevam para vaga remanescente em curso de IES em que está matriculado.
23/09 a 25/09
Período de inscrição para os candidatos não graduados, que tenham quitado financiamento estudantil anterior e que se inscrevam para vaga remanescente em curso de IES em que não está matriculado.
23/09 a 28/12
Período de inscrição para os candidatos não graduados, que tenham quitado financiamento estudantil anterior e que se inscrevam para vaga remanescente em curso de IES em que está matriculado.
24/09 a 25/09
Período de inscrição para os candidatos graduados, que não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e que se inscrevam para vaga remanescente em curso de IES em que não está matriculado.
24/09 a 28/12
Período de inscrição para os candidatos graduados, que não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e que se inscrevam para vaga remanescente em curso de IES em que está matriculado.
25/09
Período de inscrição para os candidatos graduados, que tenham quitado financiamento estudantil anterior e que se inscrevam para vaga remanescente em curso de IES em que não está matriculado.
25/09 a 28/12
Período de inscrição para os candidatos graduados, que tenham quitado financiamento estudantil anterior e que se inscrevam para vaga remanescente em curso de IES em que está matriculado.
Quem já está contando com uma segunda edição do FIES 2018, vale saber que a mesma só deverá acontecer entre a segunda quinzena de julho e a primeira de agosto, no caso, com um número de vagas bem menor do que na primeira, mas, mesmo assim, claro, é uma ótima oportunidade.
E todo o processo se desenrola da mesma forma que no primeiro semestre, com todas as etapas, processo seletivo, segunda etapa de inscrição, assinatura do contrato no banco e convocação de quem ficou em lista de espera.

Quem pode participar – FIES 2018

A boa notícia é que a renda familiar foi ampliada, assim, se até 2017 era necessário ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa, agora esse limite foi ampliado para até cinco salários mínimos por pessoa.
Fora isso, tudo continua igual, ou seja, os candidatos precisam ter passado por qualquer edição do Enem a partir de 2010 e apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. E lembrando que o financiamento é obtido através de processo seletivo, sendo assim, o aluno que tiver a maior nota do Enem tem mais chances de ser aprovado.
E atenção, não pode concorrer ao FIES o aluno que já tenha usado o benefício antes ou que não esteja em dia com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC) do Governo Federal.
cursos-fies

 Cursos – FIES 2018

Felizmente, o Brasil possui muitas instituições de ensino interessantes onde você pode tentar financiar o curso com ajuda do FIES.
Para quem não sabe, o beneficio só pode ser concedido em faculdades que tenham boa avaliação institucional junto ao Ministério da Educação (MEC), o que garante o financiamento de um curso de qualidade.
Conheça algumas instituições que costumam oferecer vagas pelo FIES para você ter em mente na hora de buscar um financiamento:
Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Universidade Santa Úrsula (USU)
Universidade Veiga de Almeida (UVA)
Universidade Cândido Mendes (Ucam)
Universidade Estácio de Sá (UNESA)
Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Universidade de Franca (UNIFRAN)
Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS)
Faculdade Unime (UNIME)

Este está em alta, confira!