Extrato Fies 2018 – Renda, Imprimir, Contrato

Se você é estudante e ainda não conhece o FIES, ele é um fundo de financiamento estudantil criado pelo Governo federal juntamente com MEC em 1999, visando financiar o ensino superior estudantes sem condições de arcar com as mensalidades, geralmente altas, de uma universidade particular, durante todo o período acadêmico. Na verdade, essa foi mais uma iniciativa do governo para beneficiar, principalmente, estudantes de baixa renda.
fies-extrato
Pois bem, desde que o FIES entrou em vigor, muitas são as dúvidas e, muitas delas em relação ao extrato, ou boleto, e é exatamente sobre ele que vamos falar agora.

 Renda – Fies Extrato 2018

Primeiramente, é preciso que o estudante que deseja se inscrever para o Fies 2018 saiba que, para participar do programa, é preciso que esteja matriculado em uma instituição de ensino superior particular, cadastrada no programa.
Ao se inscrever, o estudante precisa informar e comprovar a renda familiar bruta, não podendo a mesma ultrapassar o valor referente a 2,5 salários mínimos.
Outro ponto importante a ser considerado pelo estudante que deseja participar do programa de financiamento estudantil é, além de já ter que estar matriculado em uma instituição particular, é preciso, também, que já tenha participado do ENEN e conseguido uma média maior que 450 pontos,  além de não ter zerado a redação.
fies-pagamento

Vagas – Fies Extrato 2018

Vale saber que cada região do país tem um número de vagas instituída pelo programa, os critérios bases são três:

  • Coeficiente de Demanda por Educação Superior;
  • Coeficiente de Demanda por Financeiro Estudantil;
  • Índice de Desenvolvimento Humano Municipal da microrregião.

Taxa – Fies Extrato 2018

Também é preciso que o aluno interessado em participar do financiamento estudantil saiba que, embora o programa financie a mensalidade, se conseguir uma vaga no FIES, ele terá de pagar uma taxa trimestral exigida pelo programa, taxa essa vinda no Fies Extrato 2018 no valor de R$ 150,00 (equivalente à R$50,00 por mês).
E, após o término do curso, então, o aluno terá um prazo de 18 meses para restabelecer o seu orçamento, já sabendo que o prazo para a quitação da dívida mudou para três vezes o período do curso, ou seja, um  estudante que financiou um curso com duração de quatro anos, terá um prazo para quitar seu saldo devedor com o banco de até 12 anos.

Imprimir- Fies Extrato 2018

Fies Extrato 2018 (ou boleto) é uma das maiores dúvidas por parte dos estudantes. Primeiramente, o aluno precisa ter em mente que faz parte do contrato o pagamento de todas as parcelas e prestações rigorosamente em dia.
É enviado um Fies Extrato 2018 para o endereço informado no ato da inscrição, o mesmo chega a cada três meses, durante o período em que o aluno estiver cursando o ensino superior.
O Fies Extrato 2018 pode ser intermediado pela Caixa Econômica ou Banco do Brasil, que são as instituições que participam do programa de financiamento estudantil.
Vale saber que essa taxa trimestral paga pelo aluno através do Fies Extrato 2018, na verdade, é referente aos juros do financiamento, pois só ao terminar o curso é que o estudante, efetivamente, começará a pagar as prestações mensais do FIES.

Contrato – Fies Extrato 2018

Como já foi dito, o aluno terá que pagar religiosamente em dia o Fies Extrato 2018, sendo assim, caso o mesmo não chegue em sua residência, você pode gerar uma segunda via do Fies Extrato 2018 para não correr o risco de atrasar o pagamento, podendo fazer isso através do portal do FIES.

2ª via – Fies Extrato 2018

Atenção, caso o Fies Extrato 2018 não chegue em sua casa, será preciso emitir uma 2ª via, podendo fazer isso através do próprio site da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil ou SisFies 2018.
Fies-segunda-via
Veja abaixo como emitir a 2ª via do Fies Extrato 2018:

  • Acesse o site www.caixa.gov.br ou www. bb.com.br
  • Logo depois, coloque o seu CPF ou número do contrato;
  • Por fim, digite o código verificador e clique em “Iniciar Operação”.
  • extrato-fies-site-caixa

Pagamento – Fies Extrato 2018

Depois que imprimir a 2ª via Fies Extrato 2018, a mesma pode ser paga em todas as redes lotéricas, rede bancária e agências da Caixa econômica federal e Banco do Brasil, até a data do vencimento, e a opção de débito automático também está disponível no sistema do FIES.
Já, caso tenha passado a data de vencimento, nesse caso, a dica é imprimir todas as vias em atraso do Fies Extrato 2018 e se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal, ou Banco do Brasil e efetuar o pagamento.
Vale saber que se o aluno tiver conta na Caixa ou Banco do Brasil, pode efetuar o pagamento pelo internet banking até o prazo do Fies Extrato 2018.
E é isso, caso ainda tenha alguma dúvida, deixe um comentário que tentaremos responder o mais breve possível.

Este está em alta, confira!