Aplicativo Imposto de Renda 2018 – Download, Programa, Duvidas

 Saiba mais sobre como realizar sua declaração de imposto de renda e evite cair na temida malha fina.
imposto-de-renda-aplicativo
 O Imposto de Renda é cobrado anualmente pelo Governo Federal. A declaração é obrigatória para todos os trabalhadores que tiveram um rendimento anual acima do valor estipulado pelo governo. Nos últimos anos, houve um intenso trabalho por parte da Receita Federal para facilitar o envio do grande volume de informações que compõe a declaração do imposto de renda, por isso foram criados aplicativos pelos quais o contribuinte pode fazer a declaração de forma mais prática. Neste artigo, você verá como baixar o Aplicativo Receita Federal para realizar o procedimento e algumas informações sobre como utilizá-lo.

 Aplicativo Imposto de Renda 2018

A declaração do imposto de renda é realizada exclusivamente através da internet. Para declarar o imposto de renda 2018, você pode optar por fazer o download dos programas desenvolvidos pela Receita Federal. Com eles, é possível realizar o preenchimento e envio dos documentos. Anteriormente, havia softwares separados para declaração e envio das informações, mas desde 2017 as duas funções passaram a ser feitas por um único programa. Há versões do software para diversas plataformas: Windows, Mac, Linux, Solaris, Android e iOS. Com isso você pode, por exemplo, iniciar o preenchimento em um sistema e depois alternar para outro. Você pode obter todas as versões do programa IR 2018 através do site oficial da Receita Federal, no endereço abaixo:
baixar-aplicativo-imposto-de-renda
http://idg.receita.fazenda.gov.br/programas-para-download
Você também poderá baixar um manual que contém orientações para o preenchimento. Além de fazer a declaração, o aplicativo Imposto de Renda Pessoa Física possibilita verificar pendências relativas à declaração, obter orientações sobre a declaração e sobre o rascunho do IRPF e acessar centenas de perguntas respondidas sobre o imposto de renda.

Como usar aplicativo Imposto de Renda 2018

Após baixar o programa Imposto de Renda através do site da Receita Federal, você pode até mesmo baixar a declaração do ano anterior e utilizá-la como base, apenas atualizando os valores de renda da declaração antiga. Será necessário preencher os campos de identificação do contribuinte e inserir o número do recibo da última declaração. Logo depois, você deverá inserir os dados relativos aos dependentes. A renda de cada dependente economicamente ativo deve ser somada à sua renda. Também devem ser relatadas as despesas médicas e com instrução desses dependentes.
informacoes-aplicativo-imposto-de-renda
Outros itens a serem informados são os rendimentos tributáveis e não-tributáveis, valores de imóveis e carros, saldos de contas bancárias, consórcios e planos de previdência, financiamentos, empréstimos, parcelamentos e outras dívidas pendentes. A guia Espólio permite inserir informações sobre inventários.
No fim do procedimento, o programa exibirá o resumo da sua declaração. Você deve verificá-lo atentamente antes do envio, para evitar qualquer tipo de erro antes de enviar o documento.
duvidas-aplicativo-imposto-de-renda
http://idg.receita.fazenda.gov.br/programas-para-download/dispositivos-moveis/app-irpf
Após o envio, alguns contribuintes tem o direito de receber uma restituição. O Governo Federal sempre divulga no final do ano a lista de contribuintes que tem direito a receber algum valor, portanto fique sempre atento para não perder o prazo para sacar esta quantia. Esperamos que as informações deste artigo tenham sido úteis. Boa sorte!

Este está em alta, confira!