Como Declarar Imposto 2018 – Consultar, Programa, Dúvidas

 Veja como declarar imposto de renda em 2018
imposto-de-renda-como-declarar

Sobre a obrigação de Declarar o Imposto de Renda em 2018

Imposto de Renda, é uma contribuição anual obrigatória, na qual uma determinada porcentagem do trabalhador deve ser descontada e direcionada ao Governo Federal. Esse dinheiro é manuseado para acobertar os gastos públicos do país. A declaração é obrigatória e o contribuinte que por algum motivo não enviou sua declaração, pagará uma multa de R$ 165,74. Essa multa cresce em 1% ao mês, podendo chegar até 20% do valor da sua contribuição, portanto você deve enviar sua declaração o quanto antes.
Vale ressaltar que o rendimento anual não é necessariamente voltado apenas para o seu salário, mas também com recebimento de aluguel de imóveis ou qualquer outra fonte de renda. As empresas também precisam declarar Imposto de Renda.
As pessoas isentas da declaração devem ter renda menor que R$ 1.903,98 por mês, ser dependente de algum declarante, ou se seus bens forem declarados no Imposto de Renda do(a) parceiro(a). Além disso, pessoas com doenças graves como: aids, alienação mental, cardiopatia grave, cegueira, contaminação por radiação, doença de paget em estados avançados, doença de parkinson, esclerose múltipla, fibrose cística, hanseníase, nefropatia grave, hepatopatia grave, neoplasia maligna, paralisia irreversível e incapacitante e tuberculose ativa, também não precisam declarar o imposto de renda.
duvidas-como-declarar-imposto-de-renda

Dúvidas Como Declarar o Imposto de Renda 2018

Existem três maneiras para você declarar seu imposto de renda, a primeira delas é usando o Programa Gerador da Declaração (PGD), que pode ser encontrado no site da Secretaria da Receita Federal e podendo fazer download do mesmo em seu computador. A segunda é por meio de Certificado Digital. Basta você acessar o site da RFB > Portal e-CAC > Declaração IRFP. E a terceira é por meio de um aplicativo chamado IRPF. Lá você seleciona a opção “Fazer Declaração”. Esse aplicativo pode ser baixado em smartphones e tablets.
Para preencher sua declaração, você precisará dos seguintes documentos:

  • Contracheques da empresa onde você trabalha
  • Informe de rendimentos do INSS para aposentados e pensionistas
  • Extrato de conta bancária
  • Comprovantes de mensalidades escolares
  • Comprovantes de pagamento para plano de saúde
  • Comprovantes de contribuição para previdência privada
  • Comprovantes de compra e venda de imóveis ou veículos
  • Comprovantes de despesas para trabalhadores autônomos
  • Extrato mensal de investimentos em bolsa de valores
  • Comprovantes de doações com incentivos fiscais.

Para adicionar dependentes, é necessário que você saiba sobre algumas informações. Você só pode adicionar os seguintes dependentes:

  • Cônjuge
  • Companheiros (as) que estejam juntos há mais de 5 anos ou que possuam filhos
  • Filhos com até 21 anos ou até 24 anos se o mesmo estiver realizando curso técnico ou graduação
  • Menores de 21 anos caso você seja tutor deles
  • Pais e avós que não contribuam

como-declarar-imposto-de-renda

Entregar Declaração de Imposto de Renda 2018

Depois de realizar o preenchimento, é só entregar a declaração. Em casos de Impostos devidos, o contribuinte deverá imprimir o boleto e ficar atento ao prazo de pagamento. O valor pode ser dividido em até oito vezes.
Quem teve muitas despesas no decorrer do ano, poderá ser restituído. Essa devolução de dinheiro pode ocorrer em sete lotes, portanto você deverá ficar atento aos prazos de pagamentos.

Consulta Restituição do Imposto de Renda 2018

Para fazer consultas de restituições IRPF, acesse o site e informe seu CPF e data de nascimento.
http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2018/restituicao
Essas e outras dúvidas podem ser tiradas através do site da Receita Federal.

Este está em alta, confira!