Faculdade Declarar Imposto de Renda 2018 – Como Declarar, Dúvidas

No momento de declarar imposto de renda muitos querem saber como é a declaração de quem está estudando ou de quem tem dependente estudante. As despesas com educação, realizadas pelo próprio contribuinte, ou seus dependente e alimentandos, podem ser deduzidos do imposto de renda.
imposto-de-renda-darf
A dedução pode ser feita em relação aos gastos com ensino infantil, fundamental, médio, superior e cursos técnicos profissionalizantes. Não podem ser deduzidas as atividades extracurriculares tais como curso de línguas e cursinho pré-vestibular, dentre outros.
Portanto, para o imposto de renda faculdade 2018, guarde os recibos, contratos e tudo relativo aos seus gastos com a faculdade para poder deduzir do imposto de renda.

Como Declarar Imposto de Renda Faculdade 2018

As dúvidas do imposto de renda faculdade 2018 mais comuns são:

  • É possível deduzir do imposto de renda gastos com aulas de reforço extracurricular? Neste caso, a resposta é NÃO, independente dessas aulas serem ministradas por professor particular ou instituição especializada neste fim.

declarar-faculdade-imposto-de-renda

  • Pode descontar todo o valor gasto com mensalidade da faculdade? Mais uma vez, a resposta é NÃO. Caso você lance o valor total o sistema irá considerar apenas o limite que será definido pela Receita Federal para 2018.
  • Pode deduzir os valores gastos com materiais da faculdade tais como livros, cadernos xerox etc.? Não, estes gastos não são dedutíveis, mas tão somente a mensalidade e dentro do valor máximo a ser definido pela Receita Federal para 2018.

Programa para Imposto de Renda 2018

A Receita Federal lançou o programa para declaração de imposto de renda. Antigamente era necessário que você fizesse o download todo ano, pois ele era modificado. Porém, atualmente, você poderá baixá-lo e apenas ir inserindo as informações anualmente, já que o programa gera a declaração sem conflito com a anterior.
Para baixar o programa para imposto de renda 2018, acesse o site oficial da Receita Federal (http://idg.receita.fazenda.gov.br/) e faça o download quando o IRPF 2018 estiver disponível.
declaracao-ir-faculdade
Após instalá-lo, para lançar os dados para a dedução das mensalidades referentes à faculdade você deverá abri-lo e clicar em “Pagamentos Efetuados” na coluna da esquerda. É preciso que você informe com quem os gastos foram efetuados, ou seja, se com o titular (você), dependente ou alimentando. Além disso, é preciso informar o nome da instituição, o CNPJ desta, o valor pago e a parcela não dedutível/valor reembolsado.

Consulta do Imposto de Renda Faculdade 2018

Após preencher os dados, confira se está tudo correto para não ter que retificar a declaração posteriormente. A consulta do imposto de renda faculdade 2018 para tirar todas as suas dúvidas deve ser feita previamente. Assim, você evita erros no momento da declaração que podem te levar a ter que retificar ou até mesmo cair na malha fina da Receita Federal.
Se você ainda tem dúvidas, consulte um contador de confiança para te explicar e dar todas as dicas ou entre em contato com a própria Receita Federal, caso sua dúvida não seja sanada no próprio site.

Este está em alta, confira!