FGTS Imposto 2018 – Consultar, Programa, Dúvidas

Se você recebeu seguro-desemprego ou sacou seu FGTS, fique atento. Apesar de ambas as situações serem isentas de declaração, caso esses rendimentos ultrapassem o limite definido pela Receita Federal (hoje, R$ 40.000,00) você deverá declarar.
imposto-de-renda-fgts

Dúvidas sobre o Imposto de Renda FGTS 2018

A maior dúvida sobre o imposto de renda FGTS 2018 do brasileiro é se ele é obrigado a declarar esse FGTS no imposto de renda. Como dito anteriormente, apesar de ser isento, caso o saque do FGTS seja superior ao limite estipulado pela Receita Federal. Fique atento, pois este limite pode ser modificado.
duvidas-imposto-de-renda-fgts
Outra dúvida frequente é como lançar no programa. Dentro da ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis (coluna da esquerda), o FGTS deve ser informado na linha 4 (indenizações por rescisão de contrato de trabalho, inclusive a título de PDV, e por acidente de trabalho; e FGTS). Você deverá informar, também, se a renda pertence ao titular (você) ou a dependente. Não se esqueça de informar a fonte pagadora, que é a Caixa Econômica Federal, e CNPJ desta. A ausência dessa informação fará com que ocorra erro e a declaração não será enviada à Receita Federal.
Caso não tenha sacado o FGTS você não deverá declará-lo, pois a declaração refere-se somente ao montante que ultrapasse o limite estabelecido pela Receita Federal no caso de saque. Fique atento quanto a isso.
Os valores declarados não serão tributados, pois serão declarados na ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis. Muitas pessoas acreditam que por ser isento/não tributável, o montante, ainda que ultrapasse o limite, não precisa ser declarado, o que é um erro.

Programa para Imposto de Renda FGTS 2018

A Receita Federal lançou o programa para declaração de imposto de renda. Antigamente era necessário que você fizesse o download todo ano, pois ele era modificado. Porém, atualmente, você poderá baixá-lo e apenas ir inserindo as informações anualmente, já que o programa gera a declaração sem conflito com a anterior.
Para baixar o programa para imposto de renda faculdade 2018, acesse o site oficial da Receita Federal (http://idg.receita.fazenda.gov.br/) e faça o download quando o IRPF 2018 estiver disponível.
pagar-imposto-de-renda-fgts
Após instalá-lo, para lançar os dados iniciais, você poderá acessar o local exato já informado para declaração do FGTS. Como também já foi informado, é preciso que você informe os dados de quem sacou o FGTS e a fonte pagadora.
No caso de imóvel quitado com a utilização de FGTS a declaração também deverá ser feita. Porém, na ficha Declaração de Bens e Direitos é preciso indicar o valor oriundo do FGTS no campo Discriminação.

Consulta do Imposto de Renda FGTS 2018

informacoes-imposto-de-renda-fgts
Após preencher os dados, confira se está tudo correto para não ter que retificar a declaração posteriormente. A consulta do imposto de renda FGTS 2018 para tirar todas as suas dúvidas deve ser feita previamente. Assim, você evita erros no momento da declaração que podem te levar a ter que retificar ou até mesmo cair na malha fina da Receita Federal.
Se você ainda tem dúvidas, consulte um contador de confiança para te explicar e dar todas as dicas ou entre em contato com a própria Receita Federal, caso sua dúvida não seja sanada no próprio site.

Este está em alta, confira!