Financiamento Caixa IR 2018 – Consultar, Programa, Dúvidas

Toda pessoa adquiriu um imóvel financiado pela Caixa (ou outra instituição) deverá declará-lo à Receita Federal. Contudo, a pessoa, em tese, ainda não é dona, pois o imóvel foi financiado. Por este motivo, muita gente comete erro no momento da declaração.
imposto-de-renda-imposto-de-renda-financiamento-caixa

Dúvidas sobre Imposto de Renda Financiamento Caixa 2018

As dúvidas sobre imposto de renda financiamento Caixa 2018 mais frequentes são:
duvidas-imposto-de-renda-financiamento-caixa

  • Como declarar imóvel financiado? O erro mais comum é a pessoa declarar o imóvel financiado pelo valor total, pois o correto é declarar o que efetivamente pagou no ano.
  • Onde lançar a declaração do bem financiado no programa do IR? A maioria dos imóveis financiados possui uma cláusula no contrato de financiamento que estipula o próprio bem como garantia, ocorrendo a chamada “alienação fiduciária”. Neste caso, a transação ocorrida é lançada da ficha de Bens e Direitos (coluna da esquerda do programa).
  • A Caixa tem obrigação de informar os rendimentos de financiamento? Sim, se você possui um imóvel financiado pela Caixa (ou outra instituição) esta deverá fornecer o informe anual de valores pagos do seu financiamento a você.

declarara-imposto-de-renda-financiamento-caixa

  • Posso atualizar o valor do bem a preço de mercado da declaração de bens e direitos? Não, você somente poderá alterar o custo de aquisição do bem no caso de realizar despesas com construção, reforma ou ampliação do imóvel. Portanto, atualização de valor do bem a preço de mercado não tem nenhuma previsão legal permitindo que seja feita. Assim como a valorização, a desvalorização do imóvel não pode ser declarada.

Programa para Imposto de Renda Financiamento Caixa 2018

A Receita Federal lançou o programa para declaração de imposto de renda. Antigamente era necessário que você fizesse o download todo ano, pois ele era modificado. Porém, atualmente, você poderá baixá-lo e apenas ir inserindo as informações anualmente, já que o programa gera a declaração sem conflito com a anterior.
Para baixar o programa para imposto de renda financiamento Caixa 2018, acesse o site oficial da Receita Federal (http://idg.receita.fazenda.gov.br/) e faça o download quando o IRPF 2018 estiver disponível.
Após instalá-lo, para lançar os dados você deverá abrir o programa, ir na ficha de Bens e Direitos (coluna da esquerda do programa) e inserir os dados do imóvel financiado, lembrando que somente do valor pago no ano e não o valor total. Fique atento aos demais dados que serão requeridos para o preenchimento correto dos campos.

Consulta do Imposto de Renda Financiamento Caixa 2018

informacoes-imposto-de-renda-financiamento-caixa
Após preencher os dados, confira se está tudo correto para não ter que retificar a declaração posteriormente. A consulta do imposto de renda financiamento Caixa 2018 para tirar todas as suas dúvidas deve ser feita previamente. Assim, você evita erros no momento da declaração que podem te levar a ter que retificar ou até mesmo cair na malha fina da Receita Federal.
Se você ainda tem dúvidas, consulte um contador de confiança para te explicar e dar todas as dicas ou entre em contato com a própria Receita Federal, caso sua dúvida não seja sanada no próprio site.

Este está em alta, confira!