Holerite Imposto de Renda 2018 – Consultar, Programa, Dúvidas

O Holerite, ou contracheque, é um documento emitido pela pessoa jurídica para a qual você trabalha. Neste documento vem especificado o rendimento bruto, as deduções e acréscimos.
imposto-de-renda-holerite

Dúvidas Sobre o Imposto de Renda Holerite 2018

Uma das maiores dúvidas sobre o imposto de renda Holerite 2018 do brasileiro é como realizar a declaração, pois muitos ficam na dúvida se existe imposto retido na fonte ou se deve declarar tudo e, ainda, se deve declarar sobre o valor bruto ou líquido.
duvidas-imposto-de-renda-holerite
Inicialmente, informamos que as empresas retém imposto na fonte, sendo elas obrigadas a repassar a quantia para a Receita Federal. Assim, em relação a esta quantia, vira descrito no holerite que há imposto retido na fonte e a quantia. Você deverá declarar imposto de renda sobre a receita líquida, que também virá descrita no seu holerite. Fique atento aos prazos para a declaração de imposto de renda, e apenas lance o valor depois que efetivamente receber.
O INSS é um desconto obrigatório e, portanto, mensalmente você verá este desconto no seu holerite, não sendo nenhuma irregularidade do seu empregador.

Programa para Imposto de Renda Holerite 2018

A Receita Federal lançou o programa para declaração de imposto de renda. Antigamente era necessário que você fizesse o download todo ano, pois ele era modificado. Porém, atualmente, você poderá baixá-lo e apenas ir inserindo as informações anualmente, já que o programa gera a declaração sem conflito com a anterior.
Para baixar o programa para imposto de renda Holerite 2018, acesse o site oficial da Receita Federal (http://idg.receita.fazenda.gov.br/) e faça o download quando o IRPF 2018 estiver disponível.
Após instalá-lo, você poderá acessar e preencher a sua declaração com os dados requeridos nos campos próprios.
Se esta é a sua primeira declaração de imposto de renda, consulte um contador ou pessoa já experiente no preenchimento dos dados para que não haja nenhum erro no momento de declarar o imposto referente aos valores efetivamente recebidos por você no ano anterior.

Consulta do Imposto de Renda Holerite 2018

informacoes-imposto-de-renda-holerite
Após preencher os dados, confira se está tudo correto para não ter que retificar a declaração posteriormente. A consulta do imposto de renda Holerite 2018 para tirar todas as suas dúvidas deve ser feita previamente. Assim, você evita erros no momento da declaração que podem te levar a ter que retificar ou até mesmo cair na malha fina da Receita Federal.
Se você ainda tem dúvidas, consulte um contador de confiança para te explicar e dar todas as dicas, ou entre em contato com a própria Receita Federal, caso sua dúvida não seja sanada no próprio site.
Após enviar a declaração, você poderá consultá-la integralmente no site da própria Receita Federal, porém, se houver algum erro, deverá apresentar uma declaração de retificação dentro do prazo estipulado para que não caia na malha fina e não pague multa pela declaração errada. Por isso, fique atento na hora de preencher os campos e confira detalhadamente todo o preenchimento antes de enviar para a Receita Federal.

Este está em alta, confira!