Isento Imposto de Renda 2018 – Consultar, Programa, Dúvidas

Uma das maiores dúvidas sobre o imposto de renda isento 2018 do brasileiro é como realizar a declaração, pois muitos não sabem como fazer uma declaração de isento.
imposto-de-renda-isento

Dúvidas Sobre o Imposto de Renda Isento 2018

Uma das maiores dúvidas sobre o imposto de renda isento 2018 do brasileiro é como realizar a declaração, pois muitos não sabem como fazer uma declaração de isento.
duvidas-imposto-de-renda-isento
Todos sabem que existe um valor de isenção para declaração, mas nem todos sabem que valor é este e como declarar. Este valor, é bom saber, pode ser modificado pela Receita Federal. Recomenda-se, portanto, que você fique atento. A última isenção esteve no patamar de R$ 28.559,70, ou seja, todos aqueles que não obtiveram valores tributáveis acima deste montante foram dispensados de apresentação de declaração de imposto de renda. É preciso ficar atento, pois você deverá contar somente os valores tributáveis.
Importante informar que a DAI – Declaração Anual de Isento foi extinta, conforme Instrução Normativa RFB nº 864, de 25 de julho de 2008. A partir desta data a isenção passou a ser comprovada mediante declaração escrita e assinada pelo interessado, de acordo com o previsto na Lei nº 7.115 de 1983.
Assim, se você está dentro da faixa de isenção e precisa comprovar, basta emitir uma declaração devendo ter em mente que a declaração falsa constitui crime.

Programa para Imposto de Renda Isento 2018

A Receita Federal lançou o programa para declaração de imposto de renda. Antigamente era necessário que você fizesse o download todo ano, pois ele era modificado. Porém, atualmente, você poderá baixá-lo e apenas ir inserindo as informações anualmente, já que o programa gera a declaração sem conflito com a anterior.
Como dito anteriormente, a DAI – Declaração Anual de Isento foi extinta e, através do programa da receita, você deverá fazer declaração do que é obrigatório. Porém, se por qualquer motivo quiser declarar sua renda, ainda que na faixa de isenção, poderá fazê-lo. Contudo, não será emitida certidão de isenção, mas de declaração de imposto de renda. Se estiver dentro da faixa de isenção, nenhum tributo será cobrado nesta declaração.
Para baixar o programa para imposto de renda Isento 2018, acesse o site oficial da Receita Federal (http://idg.receita.fazenda.gov.br/) e faça o download quando o IRPF 2018 estiver disponível.
informacoes-imposto-de-renda-isento
Após instalá-lo, você poderá acessar e preencher a sua declaração com os dados requeridos nos campos próprios.
Se esta é a sua primeira declaração de imposto de renda, consulte um contador ou pessoa já experiente no preenchimento dos dados para que não haja nenhum erro no momento de declarar o imposto referente aos valores efetivamente recebidos por você no ano anterior.

Consulta do Imposto de Renda Isento 2018

Após preencher os dados, confira se está tudo correto para não ter que retificar a declaração posteriormente. A consulta do imposto de renda Isento 2018 para tirar todas as suas dúvidas deve ser feita previamente. Assim, você evita erros no momento da declaração que podem te levar a ter que retificar ou até mesmo cair na malha fina da Receita Federal.
Se você ainda tem dúvidas, consulte um contador de confiança para te explicar e dar todas as dicas, ou entre em contato com a própria Receita Federal, caso sua dúvida não seja sanada no próprio site.
Após enviar a declaração, você poderá consultá-la integralmente no site da própria Receita Federal, porém, se houver algum erro, deverá apresentar uma declaração de retificação dentro do prazo estipulado para que não caia na malha fina e não pague multa pela declaração errada. Por isso, fique atento na hora de preencher os campos e confira detalhadamente todo o preenchimento antes de enviar para a Receita Federal.

Este está em alta, confira!